Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Planeta de diamante

Planeta de diamante


Concepção artística do pulsar e do 'planeta diamante' em órbita (Divulgação/Swinburne Astronomy Productions)

Um planeta possivelmente feito de diamante foi descoberto por uma equipe internacional de astrônomos, segundo mostra um estudo publicado na edição da semana passada da revista “Science”. O planeta está próximo a um pulsar, uma estrela com muita massa e com apenas 20 quilômetros de diâmetro – valor comparável ao tamanho de uma cidade.
A 4 mil anos-luz de distância, um curioso fenômeno deu origem ao que os cientistas acreditam ser um planeta de diamante.
Na constelação de Serpens, uma estrela de grande massa teria perdido parte de seus gases, se transformando em um planeta com grande parte da superfície composta pela pedra.
O pulsar consegue girar 10 mil vezes em torno do seu eixo por minuto e possui 1,4 vezes a massa do Sol. Pela densidade do planeta, a equipe acredita que se trata, na verdade, de uma estrela que perdeu 99,9% da sua massa original – uma parte dela para o pulsar. O material restante é provavelmente carbono e oxigênio, uma vez que elementos como hélio e hidrogênio não resultariam nas medições observadas.
A densidade também mostra que o planeta é, provavelmente, cristalino – o que significa que uma grande parte do corpo pode ser bastante parecida com um diamante.
 Fonte: Revista Science – www.sciencemag.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t