Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Nasa encontra dois planetas com o tamanho da Terra

  • Os planetas Kepler-20e e Kepler-20f têm tamanho comparável ao da Terra e de Vênus Os planetas "Kepler-20e" e "Kepler-20f" têm tamanho comparável ao da Terra e de Vênus
Os astrônomos da missão Kepler da Nasa (agência espacial americana) anunciaram nesta terça-feira que detectaram dois planetas do tamanho da Terra que orbitam em torno de uma estrela distante, e classificaram a descoberta como "um marco na busca de mundos extraterrestres".
Os dois planetas, batizados de "Kepler-20e" e "Kepler-20f", são os primeiros de tamanho parecido ao da Terra orbitando uma estrela fora de nosso Sistema Solar. Um deles tem diâmetro 3% menor que o da Terra, enquanto o outro é 3% maior.

"Após quase três anos, o observatório orbital Kepler confirmou a existência de planetas que orbitam estrelas", disse em teleconferência Nick Gautier, do Laboratório de Propulsão da Nasa em Pasadena, estado americano da Califórnia.

Ambos os planetas orbitam a estrela Kepler-20, um astro classificado como tipo G, levemente mais frio que o Sol e situado a quase mil anos-luz da Terra.

Os pesquisadores acreditam que esses planetas têm composição rochosa, de modo que suas massas devem ser entre 2,7 menos e 3 vezes maiores que a massa da Terra.

David Charbonneau, professor de Astronomia da Universidade de Harvard, explica que, na realidade, os astrônomos encontraram cinco planetas.

"Em nosso Sistema Solar, há oito planetas rochosos, localizados mais perto do Sol, e outros mais gasosos, localizados mais longe", destaca. "No sistema da Kepler-20, os planetas estão alegremente misturados: o primeiro que se encontra é parecido a Netuno, o seguinte é rochoso, o seguinte Netuno, o outro rochoso... um adulto e um criança, um adulto e um criança... e todos orbitam dentro da distância que Mercúrio orbita o Sol".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t